OBJETIVO:
Aprender a usar o Ambiente MPLAB, realizando as operações para:
- Criar e configurar um novo projeto
- Compilar um arquivo-fonte (programa)
- Simular a execução do programa, acompanhando:
- A execução de cada instrução (Janela do programa)
- O efeito de cada instrução nos Registradores de Dados (Janela Watch)
- A geração de Estímulos Externos (Janela Stimulus)
Procedimento:
Siga o procedimento abaixo PASSO A PASSO,
procurando COMPREENDER o que está sendo feito.
PARTE 1: Preparação do Ambiente MPLAB:
- CRIAR E CONFIGURAR UM NOVO PROJETO:
- Execute o MPLAB
- Crie um novo Projeto, com nome Lab01
- Salve o arquivo-fonte inversor.asm na pasta do projeto.
- DICA: Para salvar o arquivo, clique no link acima com o botão direito do mouse.
- COMPILAR O PROJETO:
- Para compilar o projeto, clique no botão Build All.
- PREPARAR O AMBIENTE DE SIMULAÇÃO:
- Configure o ambiente de Simulação (Debugger)
PARTE 2: Aprendendo a Usar o Ambiente MPLAB:
- Usando o modo Step Into, acompanhe cuidadosamente a execução de cada instrução, e o efeito correspondente nos registradores (janela Watch). Por exemplo:
- ao executar uma instrução movlw, observe o valor do literal aparecer em WREG...
- ao executar uma instrução movwf, observe o valor de WREG ser copiado para o registrador indicado...
- ao executar bsf STATUS,RP0, observe na barra inferior do MPLAB, a indicação de que o microcontrolador selecionou o banco 1 da memória, conforme a figura abaixo...
- aproveite esse momento para observar também outros detalhes importantes nessa barra inferior: pela ordem:
- o modelo do microcontrolador que você está usando,
- o valor atual do PC,
- o valor atual de W,
- os indicadores Z, DC e C do registrador STATUS (minúsculo=0; maiúsculo=1),
- a frequência do oscilador.
- finalmente, o banco de memória que está em uso
- Continue esse processo, até se acostumar a observar o efeito de cada instrução, nas diversas janelas do ambiente.
- Agora, usando o modo Animate, clique nos botões de Estímulos, e observe o efeito no bit correspondente do registrador PORTA.
- Por exemplo: Ao clicar repetidamente no estímulo RA0 (janela Stimulus), observe o bit 0 de PORTA (janela Watch) alternar de valor.
Seja paciente e observador!
Use os recursos de simulação para visualizar e compreender como as coisas acontecem...
PARTE 3: Compreendendo a Lógica deste Programa (Inversor.asm):
- Neste ponto, você já entendeu como funciona o ambiente MPLAB, e como usar os recursos de simulação. Agora é hora de se concentrar, especificamente, no programa que está sendo executado, e compreender seu funcionamento.
- Leia a Descrição, no cabeçalho do programa. Entenda o que esse programa faz, para daí entender como ele faz.
- Perceba que a descrição do programa prevê um certo número de entradas, e um certo número de saídas.
- Em que parte do código isso está sendo configurado?
- Explore por si mesmo cada detalhe do programa, e procure entendê-los:
- Por exemplo:
- Por que foi necessário fazer CMCON = 00000111 ? (Leia seção 5.5.2 do livro)
- Por que foi necessário selecionar o banco 1, antes de acessar os registradores TRISA e TRISB? (consulte seção 3.2 do livro)
- Por que foi necessário fazer TRISA = 11111111, e TRISB = 00000000 ? (capítulo 5)
- ...
Seja curioso!
Procure entender a razão por trás de cada operação, de cada detalhe...
- Usando o modo Animate, observe a execução do programa PRINCIPAL... ele vai executar 4 instruções, infinitamente.
- Acione os Estímulos e observe o efeito correspondente em cada bit de PORTA e de PORTB.
- Observe que cada bit de PORTB está invertido, com relação a PORTA.
- Entenda o que cada instrução está fazendo. Como é feita essa inversão?
- Agora, responda os Exercícios, no final do programa.
UFA! - Acabou!!!
- Para finalizar o MPLAB, não precisa fechar cada janelinha interna - feche o MPLAB diretamente.
Assim, da próxima vez que você abrir esse projeto, todas as janelas já estarão configuradas e organizadas como você as deixou.
- Aproveite para copiar seus arquivos em seu pendrive.
- LEMBRE-SE: você só precisa copiar os arquivos .asm
Microcontroladores IFS
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